Informação foi confirmada pelo prefeito Guti.
O prefeito Guti (PSD) afirmou que, diferente de bares e restaurantes, as igrejas da cidade já podem retomar as atividades a partir de sábado, 11, ou seja, amanhã. A informação foi confirmada pelo prefeito durante uma live nas redes sociais nesta sexta-feira, 10.
“As igrejas já vão poder voltar a funcionar amanhã, segundo o nosso jurídico, de acordo com a interpretação do decreto estadual, com 40% de sua capacidade para celebrar os cultos”, disse o prefeito.
A Prefeitura já havia liberado que os templos religiosos voltassem a funcionar, mas teve de retroceder após decisão judicial que determinou que Guarulhos teria de seguir o Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado, para realizar sua reabertura econômica.
Com a decisão, a Prefeitura precisou retroceder e fechar até os templos religiosos. Embora outros setores possam ser reabertos somente na próxima segunda-feira, 13, a Prefeitura entende que o decreto do Estado permite a reabertura de igrejas no sábado.
A Diocese de Guarulhos entregou um protocolo à Prefeitura, com regras para a retomada das missas presenciais, mas o bispo dom Edmílson Amador Caetano ainda não autorizou a medida. Os católicos da cidade seguem assistindo as celebrações pela internet.