Ícone do site GRU Diário

Hospital Stella Maris cobra Câmara Municipal por reajuste para manter atendimento

Representantes do Hospital Stella Maris na Comissão de Saúde da Câmara Municipal

Foto: Nico Rodrigues

Representantes do hospital reclamam que não recebem reajuste da subvenção há sete anos

Nesta quarta-feira (19), os vereadores da Comissão de Higiene e Saúde Pública reuniram-se na Câmara de Guarulhos com três representantes do Hospital Stella Maris. Madre Vitória Nazareth, Renaud Fernandes e Marcelo Lebre trouxeram um documento formal, com pedido de adequação do duodécimo. A solicitação foi recebida pelos vereadores Geraldo Celestino (PSC) e Alexandre Dentista (PSD).

Segundo Renaud Fernandes, a elevação de preços dos insumos após a pandemia comprometeu a manutenção dos valores de subvenção, sem reajuste há sete anos. Ele explicou que o contraste utilizado para fazer o exame em pacientes com infarto que custava R$ 40, agora custa R$ 300.

“A instituição está em nível de asfixia, fomos surpreendidos com a informação de que a Prefeitura não pretende reajustar o valor por causa da baixa arrecadação; Nós precisamos de 24% de reajuste imediato, para cobrir somente a despesa; tudo está sendo fornecido a preço de custo, mas o orçamento está muito desequilibrado”, alertou.

De acordo com madre Vitória Nazareth, os insumos aumentaram muito após a pandemia e não baixaram mais. Além de ser referência no atendimento de alta complexidade de cardiologia, ficou estabelecido, no final do ano passado, um aumento dos serviços oferecidos, com a ampliação de hemodiálise e ressonância magnética.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Geraldo Celestino, a demanda será encaminhada para a Prefeitura. Os parlamentares da Comissão de Higiene e Saúde Pública se comprometeram a acompanhar as deliberações para adequação do reajuste.

Sair da versão mobile