Aumentar leitos de UTI é necessidade para evitar o colapso da rede pública
Ciente da proximidade do colapso de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade, por conta da pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), quer contratar leitos de hospitais particulares. Ele confirmou a intenção em live no Facebook, neste sábado (23).
Balanço de ontem (22), da Secretaria Municipal de Saúde, apontou que a cidade possui 97% de ocupação dos leitos públicos de UTI. O Governo do Estado deve implantar mais leitos no Complexo Hospitalar Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, e Hospital Geral de Guarulhos (HGG), no Parque Cecap. Ainda assim, Guti entende que é preciso novos leitos municipais e pode ser viável utilizar os dos hospitais particulares, que possuem espaços ainda vagos.
Mesmo se os novos leitos forem contratados da rede particular, Guti acredita que é preciso empenho da população para evitar o colapso da rede de saúde. “Dependemos do comportamento social, que as pessoas fiquem em casa”, disse.
Nesta semana, Guarulhos teve o pior índice de adesão à quarentena, de acordo com dados do Sistema de Monitoramento Inteligente, do Governo do Estado de São Paulo.