Ícone do site GRU Diário

Guti envia projeto para isentar imposto de empresas que gerem, pelo menos, 20 empregos

Guti envia projeto para isentar imposto de empresas que gerem, pelo menos, 20 empregos

Foto: Reprodução/Facebook/Guti

Projeto foi enviado em regime de urgência à Câmara Municipal

Antes de entrar em férias, o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), enviou projeto de lei à Câmara Municipal para alterar as regras para concessão de incentivo fiscal para as empresas instaladas na cidade. A proposta é que mais empresas possam obter os benefícios, gerar mais empregos e, consequentemente, a cidade consiga arrecadar mais impostos com outras fontes.

Para obter isenção de impostos municipais, a empresa, hoje, precisa crescer o investimento anual em quase R$ 2 milhões – medida difícil de ser atingida, ainda mais após a pandemia da covid-19. O projeto de Guti prevê a liberação do incentivo fiscal para as indústrias que gerem, pelo menos, 20 empregos formais. A regra vale apenas para as empresas que vão se instalar em Guarulhos.

Para as indústrias e centros de distribuição que já estão no município, a regra é inclusão de 20% no valor adicionado de incremento fiscal ou de 10% dos empregos formais.

Os benefícios fiscais devem ser mantidos por, no máximo, 10 anos. O texto foi enviado ao Legislativo em regime de urgência, mas ainda não há prazo para que ele seja votado.

Em 2020, apenas 57 indústrias e quatro centros de distribuição conseguiram receber benefícios fiscais na cidade – eles empregam quase 12 mil trabalhadores. A gestão Guti avalia que a ampliação do serviço pode aumentar o número de empregos, possibilitar maior movimentação financeira na cidade e aumento do repasse do ICMS do Estado.

Sair da versão mobile