Ícone do site GRU Diário

Guarulhos e Guiné-Bissau discutem cooperação cultural e valorização da ancestralidade africana

Guarulhos e Guiné-Bissau trocam experiências em reunião

Foto: Nícollas Ornelas/PMG

Encontro tratou de intercâmbio de experiências, turismo cultural e fortalecimento das indústrias criativas

Na última semana, Guarulhos recebeu a secretária de Estado da Cultura da Guiné-Bissau, Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso, para reunião com o secretário municipal de Cultura, João Vaz. O encontro teve como objetivo promover um intercâmbio cultural entre os dois países, com destaque para o reconhecimento da ancestralidade comum e a valorização das expressões culturais, além de incentivar a criação de atividades educacionais sobre identidade e memória dos povos africanos.

“A cultura brasileira é múltipla e tem muito dos povos africanos e, por isso, esse encontro representa muito para o que podemos fazer em Guarulhos. É um tema importante a ser trabalhado com a população, que precisa também se reconhecer como indivíduo para que sua produção cultural seja cada vez mais pessoal”, disse Vaz.

Entre os temas discutidos estiveram o fomento ao turismo cultural com roteiros que valorizem as raízes africanas, a cooperação em áreas como museologia e a proteção do patrimônio imaterial, bem como ações para impulsionar as indústrias criativas.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços, Júlio Antônio Aponto Té, a diretora de Cultura, Solange Gonçalves, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Redoschi.

Sair da versão mobile