Ícone do site GRU Diário

Guarulhos decide manter obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços abertos

Guarulhos decide manter obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços abertos

Foto: Divulgação/PMG

Prefeitura não acatará orientação do Estado, que também pretende revisar a flexibilização da medida de proteção por causa de nova variante da covid-19

O uso de máscaras continuará obrigatório em Guarulhos mesmo em espaços abertos a partir do dia 11 de dezembro, data que o Governo do Estado queria retirar a obrigatoriedade do equipamento de proteção nas ruas.

A decisão foi tomada pelo prefeito Guti (PSD) nesta terça-feira (30), conforme texto divulgado pela Prefeitura e ocorre após o Instituto Adolf Lutz confirmar os dois primeiros casos da cepa ômicron, identificada na África do Sul, em um casal que está em isolamento na Capital.

O par desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no último dia 23. O morador do município, que testou positivo para coronavírus, após vir da África do Sul, ainda não teve a confirmação de que se trata da ômicron, mas um passageiro do Distrito Federal que estava no mesmo voo testou positivo para a doença. 

“Devemos ficar em alerta. Mas não há ainda motivos para pânico. No mundo, não temos ainda informações de casos mais graves ou mortes em decorrência dessa nova variante. Ainda não se sabe se as vacinas são eficazes contra o ômicron. Porém, Guarulhos já garantiu a imunização completa de mais de 85% da população com mais de 12 anos. Nosso time está acompanhando”, afirmou o prefeito. 

Vale ressaltar que após a confirmação dos dois casos, o governador do Estado de São Paulo (PSDB), João Doria, também solicitou um novo parecer técnico do Comitê Científico sobre o tema em questão e também pode reverter a liberação no Estado.

“O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos. É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, disse Doria.

Em Guarulhos, não há multa para o cidadão que se recusar a usar máscaras, trata-se apenas de uma questão de bom senso.

Sair da versão mobile