Ícone do site GRU Diário

Greve da Proguaru é legal e trabalhadores não podem ter dias descontados, diz TRT

Greve da Proguaru é legal e trabalhadores não podem ter dias descontados, diz TRT

Foto: Rômulo Magalhães

Texto divulgado pela Justiça do Trabalho informa que greve pode perdurar até que haja consenso entre as partes

O TRT-SP da 2ª Região (Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo) julgou como regular a greve da Proguaru, ou seja, a manifestação dos trabalhadores contra o fim da empresa pode continuar por tempo indeterminado e os dias parados não podem ser descontados.

“A paralisação na Proguaru, que está em vigor desde setembro, também  foi considerada não abusiva pelo TRT-2, e poderá perdurar até que haja um consenso entre os trabalhadores e a organização”, diz o texto do TRT-SP.

O TRT determinou que não haverá desconto em folha dos dias de paralisação, arbitrou pela estabilidade de 30 dias dos grevistas a partir do dia 6 deste mês e a manutenção de todos os tópicos da liminar determinada em audiência anterior.

Pela liminar, os trabalhadores devem manter 50% dos serviços em funcionamento para a área de educação e 100% para a área de saúde, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, de responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap).

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, a avaliação dos grevistas é que a decisão pode dar mais força ao movimento.

Sair da versão mobile