Ícone do site GRU Diário

GCM destrói carretéis de linha chilena apreendidos na operação “Vem Buscar”

GCM destrói carretéis de linha chilena apreendidos na operação "Vem Buscar"

Itens foram apreendidos em operações da GCM (Foto: Divulgação/PMG)

Aproximadamente 500 carretéis de linhas chilenas foram destruídos

A Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Serviços Públicos, realizaram nesta quinta-feira, 16, a triagem de milhares de produtos que foram apreendidos nas operações de fiscalização feitas em fábricas, estabelecimentos e nas ruas contra o uso e comercialização de cortantes como cerol e linha chilena.

Os materiais foram separados para que os recicláveis fossem encaminhados às cooperativas de catadores e os demais descartados. Cerca de 500 carretéis de linha chilena foram destruídos na ação.

Entre os materiais apreendidos estão carretéis de linha, carretilhas, sacos de vidro moído, tubos de cola, cortante e maquinário para enrolar linha e passar cola, entre outros itens.

Desde maio, quando teve início a Operação Vem buscar, os agentes da GCM têm orientado a população sobre os riscos do uso de cortantes para empinar pipas. O objetivo é acabar com o uso de materiais perigosos e proibidos, que podem causar ferimentos graves e até a morte, principalmente em motociclistas e ciclistas, assim como animais e pássaros.

Prejuízos

A utilização de cortantes também afeta as redes de distribuição elétrica, com rompimentos de fios e cabos de alta tensão. Segundo a EDP, responsável pela distribuição de energia em Guarulhos, houve um aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica durante os meses de março a junho, período que coincide com a recomendação das autoridades para o isolamento social e suspensão das aulas escolares como prevenção ao contágio pela Covid-19.

Para dar uma ideia da situação, a empresa informou que houve um aumento de 140% na quantidade de ocorrências na cidade na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Foram 1.243 casos atendidos pelas equipes da EDP em 2020 contra 516 em 2019. Com isso, o impacto à população também foi muito mais significativo, já que mais de 162 mil clientes (casas, comércios/indústrias) tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Serviço

Para evitar problemas, a GCM faz monitoramento constante nos bairros por meio de patrulhamento diário e atendimento a denúncias.
A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos números 153 e 2475-9444.

Sair da versão mobile