Medida passa a valer a partir desta segunda-feira (1º). Veja o que pode ou não funcionar
A partir desta segunda-feira (1º), Guarulhos, assim como toda a Grande São Paulo, passa para a fase laranja do Plano São Paulo, com determinação do fechamento de bares e baladas e redução do horário de funcionamento dos restaurantes em duas horas. Antes os estabelecimentos podiam funcionar até as 22h, agora só até 20h.
A última reclassificação do Plano São Paulo foi anunciada na sexta-feira (26), quando também passou a valer o toque de restrição imposto pelo governo estadual.
Há uma exceção para bares que servem alimentos, vistos como restaurantes, que poderão vender bebidas alcóolicas junto de refeições.
A medida tem o intuito de reduzir a contaminação no Estado, que tem quebrado recordes de ocupação de leitos de UTI. Na última sexta-feira (26), a taxa de ocupação de leitos de UTI em Guarulhos estava em 74,5%, considerada alta, mas uma das mais baixas no ano de 2021.
Veja o que pode ou não funcionar durante a fase laranja em Guarulhos:
- Comércios essenciais e não essenciais e serviços operam com restrição de 40% de suas capacidades por até 8 horas por dias. O funcionamento de bares continua proibido, exceto se o estabelecimento for visto como um restaurante.
- As 8 horas de atendimento presencial devem ser compreendidas entre o período das 6h às 20h.
- Lojas de conveniência podem vender bebidas alcóolicas até 20h
- Parques, atividades culturais, cinemas e teatros continuam autorizados a funcionar mediantes as restrições citadas acima
- Eventos que possam gerar aglomeração, como baladas e shows, estão proibidos.