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Expresso Aeroporto passa a sair da Estação Luz

Trem iluminado CPTM

Foto: CPTM/Divulgação

Mudança ocorre por conta de obras de expansão da Linha 11-Coral da CPTM

As obras que irão permitir que a Linha 11-Coral da CPTM chegue definitivamente à Estação Palmeiras-Barra Funda irão alterar temporariamente a circulação do Expresso Aeroporto a partir desta segunda-feira (17). Com isso, o serviço passa a sair da Estação Luz e não mais da stação Palmeiras-Barra Funda. Os trens continuarão utilizando a plataforma 5 para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com a CPTM, para garantir o menor impacto possível ao passageiro da companhia, as obras acontecerão em fases, com duração prevista até o final de abril. Durante todo esse período, a operação assistida entre Palmeiras-Barra Funda e Estudantes, que ocorre todos os domingos das 10h às 15h, será suspensa.

A mudança do Expresso Aeroporto vai permanecer até 1º de abril. Além disso, a partir das 22h do dia 4 de abril até o término da operação comercial de domingo 6 de abril e prosseguindo nos finais de semana de 11 a 13 de abril e de 25 a 27 de abril a Linha 11-Coral utilizará a plataforma 3 da Luz tanto para embarque quanto para desembarque e o Expresso Aeroporto também permanecerá partindo da Estação Luz, No dia 21 de abril, segunda-feira e Feriado de Tiradentes, as mesmas estratégias serão adotadas.

Todas as mudanças na circulação divulgadas são necessárias para que a CPTM realize uma remodelagem completa dos trilhos entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, etapa fundamental do projeto de levar a Linha 11-Coral para a zona oeste da capital paulista.

Neste período a CPTM fará obras como substituição das grades de dormentes de madeira por concreto na via, permitindo a eliminação de interferência com obras nesse trecho para inspeção de dormentes e fixações e fim da substituição de dormentes; assim como a eliminação de falhas de bitola e dormentes deteriorados.

“Após essas obras, haverá um acréscimo na vida útil dos trilhos sem a preocupação de defeitos em trilhos por fadiga e desgaste; e com a revisão dos dormentes especiais dos sete Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) previstos, haverá mais confiabilidade no desempenho dos equipamentos. Isso significa que após a conclusão dos serviços de superestrutura e a execução da correção geométrica mecanizada teremos a segurança e o conforto esperado na passagem dos trens percebido pelos usuários”, explica Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

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