Ícone do site GRU Diário

Empresários fazem protesto contra fechamento obrigatório do comércio

Protesto comerciantes

Foto: Wellngton Alves

Comerciantes se dizem prejudicados com regras impostas pelo Plano São Paulo do Governo do Estado

(Com informações de Wellington Alves)

Empresários, comerciantes, músicos e profissionais autônomos de Guarulhos realizam, na tarde desta sexta-feira (29), um protesto em Guarulhos contra o fechamento obrigatório de comércios após às 20h durante os dias úteis e 24 horas durante os finais de semana, conforme determina do Plano São Paulo. Pelo menos 200 pessoas participam do ato.

Os manifestantes usam faixas que questionam se a covid-19 “só pega após às 20h” e gritam palavras de ordem contra o governador João Doria (PSDB), que colocou todo o Estado na fase vermelha durante os finais de semana.

Os comerciantes reclamam que atitude gera prejuízos e demissões. De acordo com eles, os comércios deveriam se manter abertos diante do respeito aos protocolos de higiene.

De acordo com a produtora de eventos Renée de Oliveira, o evento foi organizado por músicos que sofrem com o constante cancelamento de shows e passam por situações de necessidade neste momento.

“O que nós do movimento queremos é ser ouvidos pelo menos pelo governo municipal para que possamos achar meios para amenizar toda essa situações. Sou produtora de eventos e meu marido é músico. Vivemos da música. E agora? Só nos resta pedir socorro?”, desabafou Renée.

Dono de um comércio no Parque Alvorada, Eduardo concorda que a situação é alarmante. “É complicado, tá ruim para todo mundo”, afirmou.

Comércios que não respeitarem as regras do Plano São Paulo podem ser multados e até interditados. Uma nova reclassificação de fase só deve ocorrer na segunda semana de fevereiro.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa de colocar todas as cidades na fase vermelha tem como objetivo reduzir o avanço da covid-19.

Sair da versão mobile