Ícone do site GRU Diário

Consórcio não recolhe lixo em várias ruas e causa insatisfação em Guarulhos

Sacos de lixo na rua

Foto: Wellington Alves

Guti promete normalizar a situação nesta segunda-feira

Após o feriado do Natal, a coleta de lixo em Guarulhos enfrenta graves problemas, com reclamações por toda a cidade. Em algumas ruas, o serviço seguiu normalmente, enquanto em outras o caminhão de lixo não passou por quatro dias. O Consórcio Limpa Guarulhos, responsável pelo serviço, enfrenta reclamações da população. O prefeito Guti (PSD) admitiu o problema e prometeu que o recolhimento será normalizado hoje (30).

Não houve coleta no dia 25 por conta do Natal, assim como irá ocorrer no dia 1º. De acordo com Guti, no dia 26, houve um problema no aterro sanitário, que é administrado pela Veolia, enquanto no dia 27 os caminhões tiveram dificuldade em acessar o aterro por conta das fortes chuvas, o que inviabilizou o atendimento do serviço em várias regiões.

“Estamos com uma força-tarefa na cidade. 85% de toda a Guarulhos foi restabelecida a coleta”, afirmou Guti, em vídeo divulgado ontem nas redes sociais.

Em várias ruas, os sacos de lixo nas ruas trouxe dificuldades, já que muitos foram abertos, o que deixou os resíduos espalhados.

Em nota, a Veolia informou que é a gestora do EcoParque São Paulo, que recebe resíduos sólidos urbanos e de grandes geradores. A empresa disse que o EcoParque “operou normalmente nos últimos dias (inclusive no Natal e véspera) e também terá funcionamento normal hoje (31) e em 1 de janeiro de 2025, atendendo todos os seus clientes, públicos e privados”.

Sair da versão mobile