Índice igual só foi visto antes do decreto de quarentena, em 23 de março
A retomada econômica na cidade parece ter animado os guarulhenses para irem às ruas. De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, o índice de isolamento social na cidade caiu para 44% no dia dos Namorados, 12 de junho, o pior índice dos últimos 84 dias.
Tal volume de pessoas só havia sido registrado em 20 de março, antes do decreto que ordenou o fechamento dos comércios não essenciais na cidade, emitido no dia 23 do mesmo mês.
O índice de isolamento no feriado foi pior que o Capital, que se manteve em 47%, mesmo índice registrado em Guarulhos no dia anterior.
Embora a reabertura dos shoppings tenha sido tranquila, o Centro registrou alto movimento. De acordo com o prefeito Guti (PSD), 110 comércios tiveram de ser notificados por conta do desrespeito às medidas de combate ao coronavírus, como horário determinado para funcionamento e controle de filas sem aglomerações.
Vale ressaltar que se o número de mortes e de contaminação pelo novo coronavírus na cidade continuar a crescer a Prefeitura pode voltar a ordenar o fechamento das atividades não essenciais.