Ícone do site GRU Diário

Doria estuda ir à Justiça por ligação de trem entre aeroporto e a Linha 13-Jade

Doria estuda ir à Justiça por ligação de trem entre aeroporto e a Linha 13-Jade

Foto: Divulgação

Governador se reúne com ministro da Infraestrutura no dia 10 de novembro para tratar do tema

O Governador João Doria (PSDB) estuda ir à Justiça por uma ligação de trem entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e a Linha 13-Jade, ambos localizados em Cumbica. As informações são do site Diário do Transporte.

Doria vai se reunir no dia 10 de novembro com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas para tratar do tema. A ideia é que o governo federal “cumpra o compromisso” de dar um desconto na outorga do aeroporto para compensar os investimentos na construção do people mover, uma espécie de monotrilho que ligaria a Linha 13 até o Aeroporto.

Doria havia anunciado na ligação no dia 29 de maio de 2019. Atualmente, quem chega à Estação Aeroporto tem de utilizar um ônibus para fazer a transição até o aeroporto. Inicialmente, a expectativa era que o trem já chegasse direto aos terminais do aeroporto.

Houve um compromisso do Ministro Tarcisio Gomes de Freitas e eu espero que não se contamine com essa politização, partidarização do presidente Bolsonaro, ele até que tem sido digno e correto, o ministro Tarcísio, porque ele garantiu que a outorga feita ao Aeroporto Internacional de Guarulhos seria deduzido do valor para a extensão de mais 1,5 mil metros deste trem até as os terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto”, disse Doria.

O governador disse então que se houver “um ato dessa natureza [descompromisso] ele primeiro vai enfrentar um protesto duro do Governo de São Paulo e vamos judicializar se tiver alguma iniciativa dessa natureza. Depois ele não prejudica São Paulo, prejudica o Brasil”.

As declarações de Doria foram dadas no dia 22 deste mês. A demora na redução da outorga é um dos maiores entraves para a construção da ligação ferroviária.

Sair da versão mobile