Ícone do site GRU Diário

Doria afirma que governo federal precisa melhorar relacionamento com China por vacinas

governador João Doria

Foto: Reprodução

Governador criticou atritos gerados por presidente e Ministério das Relações Exteriores com chineses

O governador João Doria (PSDB) afirmou, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (20), que o governo federal causou um “mal-estar” com a China, por meio de declarações do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), dos filhos do presidente e do Ministério das Relações Exteriores e e afirmou que é preciso melhorar este relacionamento em prol da compra de insumos para produção de vacinas no Brasil

Tanto no caso da Coronavac quanto da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, ambos os insumos para produção dos imunizantes é importado da China.

“Há um mal-estar claro do governo chinês com o governo brasileiro. Isso é claro, isso é óbvio. Não é por outra razão que o presidente da Câmara federal foi se encontrar hoje, ainda que virtualmente, com o embaixador da China. Há um mal-estar após tantas agressões do Jair Bolsonaro contra a China, contra a vacina da China, suportado por manifestações de dois dos seus filhos, Carlos e Eduardo. Há um mal-estar que precisa ser superado”, disse Doria.

Doria afirmou que a situação prejudicou a entrega dos insumos para a produção brasileira. Todo o material disponível já foi processado pelo Butantan para produção da Coronavac e o governador disse que espera receber 5,4 mil litros para produção de até 5,5 milhões de doses.

O escritório de São Paulo na China está em contato direto com as autoridades chinesas realizando esforços para agilizar o envio dos novos insumos da vacina Coronavac para o Brasil.

“Temos que estar juntos neste momento e agradecer o apoio da China ao Brasil, especialmente neste momento de dor em que o país já perdeu a vida de 200 mil brasileiros. Quanto mais vacinas tivermos, mais brasileiros serão imunizados mais rapidamente”, afirmou o Governador.

Sair da versão mobile