Acidentes aconteceram neste sábado
Em um intervalo de 50 minutos, dois aviões da Latam colidiram com pássaros durante os pousos, neste sábado (5), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. As aeronaves aterrissaram em segurança, sem vítimas, apesar dos episódios.
Acidentes com aves, conhecidos como “bird strikes”, podem cancelar ou atrasar voos, exigem manutenção nas aeronaves e são perigosos. No ano passado, a Latam registrou 513 incidentes com pássaros no Brasil, o que representa 4,6% casos em relação a todos os voos da companhia.
“O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros”, informou a Latam, em nota.
A GRU Airporp, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, argumenta que possui um Plano de Gerenciamento de Risco da Fauna, que inclui ações como manejo de ovos, ninhos e animais; controle de vegetação; remoção de poleiros e abrigos; além de técnicas de afugentamento.
De acordo com a GRU Airport, houve três suspeitas de bird strike no pouso de aeronaves neste sábado, sendo um deles fora do sítio aeroportuário. A concessionária garante que o Aeroporto de Guarulhos apresenta o mais baixo índice de colisão com aves entre os principais aeródromos brasileiros. Além disso, o número de ocorrências desta natureza vem diminuindo significativamente nos últimos anos, sendo 60% de redução apenas na comparação entre 2023 e 2024.