Ícone do site GRU Diário

Desembargador rasga multa por não usar máscara e chama GCM de analfabeto

Desembargador rasga multa por não usar máscara e chama GCM de analfabeto

Eduardo Siqueira usou o cargo para desrepeitar guardas (Foto: reprodução/vídeo/redes sociais)

Caso aconteceu em Santos, onde Eduardo Siqueira ainda tentou ligar para o Secretário de Segurança da cidade para constranger guardas

O Desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, aproveitou-se de seu cargo para tentar evitar uma multa por não usar máscara enquanto passeava por uma praia de Santos, na tarde de sábado, 18.

Além de ficar visivelmente irritado, conforme vídeo que circula nas redes sociais, o desembargador chamou o Guarda Civil Municipal que o abordou de analfabeto e ainda ligou para o secretário de segurança pública da cidade, Sérgio Del Bel Júnior para tentar intimidar o trabalhador.

“Estou aqui com um analfabeto. (…) Eu falei, vou ligar para ele [Del Bel] porque estou andando sem máscara. Apensar eu estou andando nessa faixa da praia e ele está aqui fazendo uma multa. Eu expliquei e eles não conseguem entender”, disse o desembargador ao telefone.

Siqueira já havia avisado aos guardas que não utilizaria a máscara e que não aceitaria a multa.


“Você quer que eu jogue na sua cara? Faz aí, que eu amasso e jogo na sua cara”, disse o desembargador.

Ao receber a multa, ele simplesmente a amassou, jogou no chão e deu as costas para os guardas municipais.

Em Santos há uma lei que torna obrigatório o uso de máscara e prevê multa de R$ 100 para quem desrespeitar a medida. Em seu site, a Prefeitura afirma que pelo menos 50 guardas civis fazem a ronda de fiscalização. No sábado, foram aplicadas 36 multas.

De acordo com a Prefeitura de Santos, a multa foi lavrada.

Em entrevista ao portal de notícias G1, o diretor da Associação dos Guardas Civis Municipais, Rodrigo Coutinho, disse que o cargo de Siqueira será investigado e se comprovado que ele é desembargador um ofício será emitido para que ele seja punido.

“Enviaremos, também, um ofício ao Secretário Sérgio Del Bel Junior porque, no áudio, nós conseguimos ouvir que ele orienta ao senhor para que rasgue a multa e diz ‘fique tranquilo que a multa não será realizada'”, disse o diretor da associação.

Até o momento, o desembargador não se manifestou sobre o caso.

Sair da versão mobile