Oposição acusa Trump de “incitação à insurreição” por conta de ataque ao Capitólio
A Câmara dos Deputados dos EUA (Estados Unidos da América) iniciou nesta segunda-feira (11) o segundo processo de impeachment contra o presidente americano Donald Trump (Republicano) e o acusa de “incitação à insurreição” no que culminou no ataque ao Capitólio por apoiadores dele na semana passada.
Os deputados democratas tentaram, antes, pedir ao vice-presidente Mike Pence que invocasse a 25ª emenda, dispositivo constitucional no qual Trump perderia o cargo por ser incapaz, mas a medida foi barrada pelos Republicanos.
O presidente Donald Trump tem mais nove dias à frente do cargo. Mesmo que ele não sofra o impeachment, se o processo for levado adiante, mesmo depois do democrata Joe Biden estar no poder, Trump pode ser proibido de concorrer à presidência novamente.
Quase 100 pessoas que participaram da invasão ao Capitólio durante a confirmação da vitória de Joe Biden foram presos. Cinco pessoas morreram durante a ação. Antes, o presidente usou suas redes sociais para afirmar, mesmo sem provas, que houve fraude eleitoral e que era preciso lutar contra este fato.
Por conta do ocorrido, Trump teve suas redes sociais suspensas por tempo indeterminado. Apoiadores do presidente norteamericano acusam as redes sociais de censura, enquanto pessoas contrárias afirmam que Trump é uma ameaça a democracia e incitou violência contra os congressistas.