Ícone do site GRU Diário

Demanda de ônibus caiu de 9 para 4,2 milhões de passageiros na pandemia, diz Prefeitura

Demanda de ônibus caiu de 9 para 4,2 milhões de passageiros na pandemia, diz Prefeitura

Foto: Nicolas Ornelas/PMG

Prefeitura conseguiu na Justiça o direito de operar com apenas 65% da frota municipal.

O secretário de Justiça, Airton Trevisan, afirmou que a demanda no transporte coletivo municipal caiu de 9 milhões para 4,2 milhões durante a pandemia. A declaração foi dada durante live realizada junto ao prefeito Guti (PSD), nesta sexta-feira, 10.

“Quando você dimensiona a frota de ônibus você dimensiona a partir da população que usa o transporte público. Antes da pandemia nós tínhamos cerca de nove milhões de pessoas, passageiros/mês usando os ônibus. Hoje nós temos menos de cinco milhões, cerca de 4,2 milhões que usam os ônibus diariamente”, disse o secretário de Justiça.

“Isso significa prefeito, que a frota de ônibus está 100% de acordo com a quantidade de passageiros que estamos transportando hoje”, disse o secretário.

No fim de junho, uma decisão judicial determinou que a Prefeitura colocasse 100% da frota municipal para circular. A quantidade de ônibus foi reduzida por conta da pandemia do novo coronavírus, que reduziu a quantidade de pessoas que utilizam o transporte público.

Nesta semana, em um segundo recurso, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou a decisão e permitiu que a Prefeitura use apenas 65% da frota para atender a população.

O transporte é alvo de muitas reclamações de passageiros por conta da lotação. De acordo com Trevisan, a frota, de acordo com a demanda atual, poderia ser reduzida para 45%, mas a gestão municipal mantém 65% e deve chegar a 70% na próxima semana com a retomada econômica na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura suspendeu os bilhetes de gratuidade para estudantes e até mesmo parte da gratuidade de idosos, que ficaram limitados a duas viagens, para reduzir o volume de passageiros.

Sair da versão mobile