É a primeira vez que o quantitativo em apoio ao impeachment do presidente é maior
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (15) mostra que 49% dos brasileiros são a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), enquanto 46% são contrários a mais uma demissão presidencial.
É a primeira vez que o número de pessoas favoráveis ao impeachment do presidente é maior do que os contrários. Ainda assim, pode-se dizer que há um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
O governo Bolsonaro passa, neste momento, por sua pior crise. Além da falta de vacinas, com declarações polêmicas contra a China (importadora do IFA das vacinas coronavac e astrazaneca), há no Senado uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) para apurar a condução da pandemia pelo governo federal.
O ministro Eduardo Pazuello conseguiu, junto ao STF (Supremo Tribunal Federal), o direito a fazer silêncio sobre sino depoimento que prestará esta semana, mas terá de responder perguntas, somente com a verdade, referentes ao presidente e a demais membros do governo.
O governo de Bolsonaro também teve, em outra pesquisa Datafolha divulgada esta semana, o seu maior índice de desaprovação: 54%.
Num segundo turno contra Lula (PT), que teve seus direitos políticos retomados, o atual presidente teria 32% das intenções de voto contra 55% do petista.
O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil na terça (11) e na quarta (12).