Além de São Paulo, mais de 70% dos eleitores do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Pernambuco também são favoráveis a obrigatoriedade da vacina
Pesquisa Datafolha encomendada pela Folha de São Paulo e pela TV Globo aponta que 72% dos eleitores da capital São Paulo (SP) querem a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19.
Realizada em outras três capitais, mais de 70% dos entrevistados da pesquisa também defenderam a obrigatoriedade da vacina: Rio de Janeiro (77%), Belo Horizonte (76%) e Recife (73%).
No Estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) já se colocou a favor da obrigatoriedade da vacina e tem expectativa que a Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, seja liberada para vacinação na segunda quinzena de dezembro.
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), já disse ser contra a obrigatoriedade. O governo federal investe na vacina de Oxford.
Não há consenso, no governo federal, para comprar a vacina chinesa do Estado de São Paulo para distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma reunião sobre o tema deve acontecer no dia 21, entre Doria e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
A Pesquisa Datafolha foi realizada com eleitores com 16 anos ou mais em quatro capitais nos dias 5 e 6 de outubro e margem de erro máxima de 3 pontos percentuais, sendo 1.092 eleitores em São Paulo, 900 no Rio de Janeiro, 800 em Belo Horizonte e 800 em Recife. O número de identificação na Justiça Eleitoral é SP-08428/2020.