Ícone do site GRU Diário

Confira dicas para alimentação e hidratação que garantem mais disposição no Carnaval

Mulher segura frutas para curtir o Carnaval

Foto: Pvproductions/Freepik

Dá para curtir o evento de forma mais saudável

Mais que um bom preparo físico ou uma fantasia bonita, os cuidados com a alimentação e hidratação neste carnaval devem ser redobrados. Seja para pular a festividade, aproveitar a praia ou piscina, nosso corpo necessita de mais energia durante as atividades intensas deste período.

Para o folião não perder o ânimo nesta festividade, a doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Nutrição da UNG, Vanessa Lopes, enfatiza que o ideal é não pular refeições nem ficar em jejum.

“Nosso corpo precisa da comida para o bom funcionamento do organismo. Então, prefira refeições mais leves e de fácil digestão para não ficar com sensação de moleza e conseguir absorver melhor os nutrientes”, informa.

Além disso, a combinação entre calor excessivo, consumo de álcool e maratona de festas pode causar a desidratação corpórea, ocasionando sintomas como dores de cabeça, fraqueza, tontura e sonolência. Segundo Vanessa, a falta de hidratação, em casos moderados, pode causar alteração nos batimentos cardíacos, boca seca e redução da quantidade de urina.

“A dica é preparar o corpo um dia antes da folia, ingerindo bastante líquido”, comenta a nutricionista.

A especialista também chama a atenção para as pessoas que possuem problemas renais, por apresentarem uma necessidade de hidratação diferente. “Para estas, o indicado é procurar um médico ou nutricionista para orientação de cada caso”, disse.

Para garantir um carnaval saudável e com mais disposição, a nutricionista indica evitar comidas gordurosas, como frituras, embutidos, leites, queijos gordurosos e lanches com maionese, antes de sair para as atividades. Estes alimentos geram maior fermentação e podem causar indisposição. Além disso, é importante realizar pequenos lanches durante a diversão. Isso garantirá mais energia por um período maior.

“Leve seu próprio lanche, dando preferência a frutas, oleaginosas, frutas secas, sucos naturais, água de coco, isotônicos e água mineral. Não fique sem beber água por muito tempo. O sinal de sede é um alerta para a desidratação”, adiciona.

Lanches para a folia

Sugestão 1

Sugestão 2

Sugestão 3

Frutas secas e oleaginosas para levar no bloquinho

Sair da versão mobile