Ícone do site GRU Diário

Ciesp Guarulhos avalia ação judicial contra taxa de lixo

Ciesp Guarulhos avalia ação judicial contra taxa de lixo

Foto: Divulgação

Entidade que representa as indústrias da cidade quer redução dos valores

O diretor titular do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, enviou nota para alguns secretários municipais para reclamar da instituição da Taxa de Resíduos Sólidos, conhecida como Taxa do Lixo, que foi aprovada pela Câmara Municipal na última quarta-feira (15).

De acordo com Colin, caso não haja revisão dos valores pela Prefeitura, a entidade vai avaliar ações judiciais para impedir a cobrança, que terá início em janeiro de 2022.

“Nós entendemos que há muitas indústrias que estão enquadradas nos grandes geradores, que fazem o destino correto do lixo sem envolvimento com a Prefeitura. Não é correto pagar duas vezes”, comentou. Ele estima que cerca de 300 indústrias da cidade não utilizem a coleta pública.

Colin cobra do governo municipal a abertura da planilha de custos da coleta de lixo. Além dos valores destinados às indústrias, ele considera que é preciso rever as tabelas do comércio e das residências. “O meu foco é indústria, mas também vou entrar na discussão residencial. Os guarulhenses trabalham nas indústrias.”

O diretor da Ciesp não é contrário à cobrança da taxa, que está prevista no Novo Marco do Saneamento, do Governo Federal.

Questionada, a Prefeitura não informou se vai responder ao pedido enviado pelo Ciesp aos secretários municipais.

Sair da versão mobile