Ícone do site GRU Diário

Centro TEA Paulista oferece atendimento público gratuito

Centro TEA Paulista oferece atendimento público à portadores de TEA

Foto: Agência Brasil

São disponibilizados serviços terapêutico e de inclusão no mercado de trabalho para autistas

O Centro TEA Paulista foi inaugurado nesta quarta-feira (4) pelo Governo de São Paulo, que procura reunir diversos serviços públicos voltados para a pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O equipamento está localizada na Vila Leopoldina, zona oeste da cidade de São Paulo, sendo uma referência para os demais municípios do estado, como Guarulhos.

A unidade possui a integração de serviços de atendimento presenciais e online para indivíduos com TEA e seus familiares. Lá, é possível receber orientação sobre direitos da pessoa com TEA, além de benefícios e políticas públicas. O Centro TEA Paulista também oferece atendimento terapêutico individual e em grupo.

A arteterapia , com direito a atividades de pintura e leitura, oficinas esportivas integrativas, com futsal, vôlei e basquete, além de um serviço de mobilidade, voltado ao desenvolvimento da autonomia e da locomoção no dia a dia estão inclusos. A localidade conta com um jardim e uma sala de interação multissensorial, além de um espaço de acolhimento para pessoas em situação de crise. Ainda há biblioteca física e virtual, materiais de apoio à pesquisa, oficinas de capacitação para profissionais e cuidadores. O Centro TEA Paulista também promoverá congressos, seminários e workshops. O lugar funciona com portas abertas, bastando apenas comparecer ao Centro TEA Paulista para receber atendimento.

Serviços

O Estado de São Paulo possui a CipTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) que é um documento que serve para a identificação de pessoas com TEA nos serviços públicos e privados. Facilitando o atendimento a esse público e o acesso prioritário em filas, por exemplo. A emissão do CpiTEA é outro serviço oferecido no Centro TEA Paulista. E também é possível emitir a identificação veicular da pessoa autista.

A abertura do Centro TEA Paulista integra as ações do PEIPTEA (Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo). O plano articula ações das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da SES (Saúde), da Seduc-SP (da Educação) e de SEDS (Desenvolvimento Social), e foi criado para atender com maior qualidade e capilaridade uma população estimada em 460 mil pessoas com TEA no estado, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Mercado de Trabalho

O Centro TEA Paulista também será um espaço para a inclusão da pessoa com TEA no mercado de trabalho. O equipamento irá abrigar o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), que promove encaminhamentos, formações e articulação com empresas. No mesmo endereço também funcionará o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, que ampliará a rede de acolhimento a pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla. O local dispõe atendimentos presenciais por demanda espontânea ou encaminhamentos da rede, com orientação sobre benefícios, programas sociais e direitos, além de apoio psicológico, jurídico e social.

Centro TEA Paulista

Sair da versão mobile