Ícone do site GRU Diário

Centro de exposições na Vila Galvão oferece monitoria com integrantes do Atelier Conexões

Centro de exposições na Vila Galvão oferece monitoria com integrantes do Atelier Conexões

Foto: Antônio Edson Machado

Atelier Conexões propõe a integração com o público de forma diversificada ao participar de exposições, oficinas, palestras, citações em livros

Os artistas plásticos Adriano Gambim, Antônio Edson Machado, Nelson Maldonado e Sergio Andrejauskas, integrantes do Atelier Conexões, fazem monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza neste sábado (21), das 14h às 16h, no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Para aguçar a curiosidade dos visitantes do Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão, a monitoria oferecerá orientações sobre produção, técnica, instrumentos utilizados e processo de criação. Enquanto confere os trabalhos de artistas ligados à linguagem da gravura, o público também se aproxima dos artistas, dialoga e percebe sutilezas e detalhes das obras.

Entre Linhas e Formas da Natureza é composta por 20 linóleo-gravuras, técnica que usa como matriz suportes de borracha. A exposição destaca gravadores dedicados a linhas e formas da natureza, cujos trabalhos têm aproximação simbólica com os quatro elementos da natureza: terra, água fogo e ar.

De acordo com Andrejauskas, a exposição objetiva reunir o maior número de pessoas interessadas nesse universo. “Nossa intenção de fazer esse encontro no espaço de exposição com artistas e pessoas envolvidas com o projeto é proporcionar um espaço formativo e de compartilhamento de experiências e conhecimento com artistas e interessados nessa linguagem”.

Sobre a gravura, Andrejauskas fala de sua relação próxima com a imprensa, considerando a presença dessa linguagem no momento em que os manuscritos passaram a ser impressos em livros, sobretudo na literatura de cordel.

Sobre o coletivo

Presente na cena cultural desde 2010, o Atelier Conexões propõe a integração com o público de forma diversificada ao participar de exposições, oficinas, palestras, citações em livros da área tanto em Guarulhos como em outras cidades. O coletivo mantém diálogos, pesquisas e produção artística, considerando as características do trabalho individual e coletivo, parcerias com outros grupos, artistas e instituições com o intuito de avançar em propostas e ações para a divulgação e o acesso à arte.

O Atelier Conexões apresenta uma produção na linguagem que aproxima seus integrantes, a gravura, mas mantém o desenvolvimento de trabalhos nas diversas linguagens das artes visuais.

A equipe do coletivo também comemora a recém-entrega de um exemplar do livro de artista Entre Linhas e Formas da Natureza ao cordelista e poeta brasileiro J. Borges, grande divulgador da cultura popular. “Borges faz parte da nossa história, da nossa cultura, um dos grandes artistas da cultura popular cujo trabalho é reconhecido e de grande importância”.

Para conhecer mais sobre o Atelier Conexões acesse suas redes sociais no Facebook e no Instagram.

Entre Linhas e Formas da Natureza é um projeto financiado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura – FunCultura. A exposição segue até 17 de outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 19h.

Serviço

Monitoria da exposição Entre Linhas e Formas da Natureza

Sair da versão mobile