Dois homens foram presos e quase mil aparelhos foram recuperados pela Polícia Civil
Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) deflagraram na manhã desta terça-feira (21) a Operação Off Line 2, para combater um esquema de receptação de celulares roubados operado por estrangeiros. Na ação, dois homens já foram presos e quase 1 mil aparelhos foram apreendidos, entre celulares, tablets e notebooks. Celulares de moradores de Guarulhos estão entre os localizados.
A operação tem como objetivo atingir a estrutura do grupo criminoso, que geralmente envia parte dos aparelhos furtados e roubados para o continente Africano, especialmente para Senegal, e mantém a outra metade no mercado interno. A quadrilha escolhe países da África pelo fato do bloqueio das operadoras nacionais não atingir as operadoras de lá, possibilitando o uso dos aparelhos
As equipes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão em endereços no Centro de São Paulo. Segundo as investigações, os aparelhos podem ter sido subtraídos também durante grandes eventos que ocorreram nos dois últimos finais de semana e feriados em São Paulo e Rio de Janeiro.
A operação é coordenada pela 1ª Delegacia DIG (Antipirataria). Os 50 policiais que participaram da operação cumpriram mandados na rua dos Guaianazes, no Largo do Arouche, e na avenida da Liberdade.