Diocese planeja protocolo para entregar às autoridades municipais
As igrejas católicas de Guarulhos continuam sem realizar missas presenciais, conforme orientação do bispo dom Edmílson Amador Caetano, pelo menos até 30 de junho, apesar da liberação da Prefeitura. Quando as celebrações forem retomadas – ainda sem prazo – os fiéis deverão agendar a participação nas paróquias, segundo o bispo.
A Diocese de Guarulhos prepara um protocolo, que será entregue para análise da Secretaria Municipal de Saúde para o retorno das missas com os fiéis. Após a aprovação do documento e quanto houver queda na taxa de contágio pelo novo coronavírus, as celebrações presenciais poderão retornar. “Não sei quando isso acontecerá. Sei que não é o momento pelo que estou entendendo dos números do coronavírus”, explicou o bispo.
Ontem, Guarulhos atingiu a marca de 500 mortos pela covid-19, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. Em números absolutos, a cidade perde apenas para a capital paulista.
Desde sexta-feira passada, as igrejas podem realizar celebrações com até 25% da capacidade. Para dom Edmílson, o agendamento é a única forma segura de garantir que os fiéis possam participar das missas. “Se não, corre o risco de a pessoa ter que voltar para casa se forem muitas pessoas no mesmo horário”, explica.
A maneira como o agendamento será organizado, contudo, ainda não está definido. Os fiéis seguem autorizados a ir às igrejas católicas para oração pessoal, entrega de donativos e comunhão individual.