Ícone do site GRU Diário

Câmara equipa carros de vereadores com rastreadores após determinação do TCE

Instalação de rastreadores - 28.07.2021 - Nico Rodrigues-5_Easy-Resize.com

Foto: Nico Rodrigues/Câmara de Guarulhos

Por determinação do MPE, Câmara também reduziu cargos e verbas de gabinete para a próxima Legislatura

Nesta última semana de julho, todos os veículos utilizados pelo Legislativo Guarulhense foram equipados com aparelhos rastreadores. A medida foi determinada pelo presidente da Câmara, Martello (PDT), seguindo apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Se a determinação não fosse cumprida, os cartões de combustível pertencentes aos automóveis sem o dispositivo seriam bloqueados. A decisão do TCE ocorre após perceber a falta de controle da Câmara dos itinerários dos parlamentares, especificamente do ano de 2016.

“Com esses apontamentos feitos por vários anos pelo Tribunal, justamente em relação à transparência, o presidente resolveu instalar, de forma gratuita, os rastreadores em todas as viaturas. Dessa maneira, temos um software que controla todo itinerário das viaturas. Isso nos dá um controle melhor de gastos com gasolina e da situação das próprias viaturas da Administração, resguardando o presidente Martello, que é responsável por todas elas”, afirmou Verci Ferreira, secretário de Administração da Casa de Leis.

Atualmente, a frota do Legislativo conta com 37 carros, que são utilizados pela Administração da Câmara e pelos vereadores. Com a instalação dos rastreadores, a presidência do vereador Martello cumpre mais uma pendência com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.   

Este ano, os vereadores aprovaram, após um acordo firmado com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a redução de cargos comissionados de 15 para 10 para cada vereador assim como a redução da verba de gabinete de R$ 75 mil para R$ 60 mil. A medida, porém, só começa a valer a partir da próxima Legislatura.

Sair da versão mobile