Ícone do site GRU Diário

Câmara de Guarulhos aprova criação de Centro de Operações e Inteligência

Minuto de silêncio em sessão na Câmara Municipal

Foto: Vera Jursys

Novo órgão da Prefeitura deve ter como sede o antigo prédio da Legislativo, na Praça Getúlio Vargas, no Centro

Os vereadores de Guarulhos aprovaram nesta segunda-feira (17), em sessão, na Câmara Municipal, o projeto de lei 29/2024, que cria o Centro de Operações e Inteligência-COI no Município. O texto, de autoria do prefeito Guti (PSD), segue para segunda votação nesta quarta-feira (19).

O objetivo do COI, de acordo com o Executivo, é expandir a capacidade de articulação e elaboração dos protocolos de ação conjunta integrada das secretarias municipais e dos órgãos e agências de segurança pública, de emergência, de mobilidade urbana e de quaisquer instituições que impactem no dia a dia da Cidade. A sede do órgão, em princípio, seria o antigo prédio da Câmara de Guarulhos, na Praça Getúlio Vargas.

Também foram aprovadas outras proposituras da pauta. Em sua maioria, versam sobre datas a serem incluídos no calendário oficial de eventos do Município. São eles o PL 15/2024, do presidente da Casa, Ticiano (PSD), que cria, em 15 de maio, o Dia da Educação Legislativa e Semana das Escolas de Governo; o PL 3407/2021 (Sandra Gileno, PSDB), Dia da Favela, sempre em 4 de novembro; o PL 3160/2022 (Maurício Brinquinho, PT), Semana do Orgulho LGBTQIA+ em Guarulhos, na última semana de junho; e o PL 1312/2023 (Rafael Acosta, (PSB), Dia da Cultura de Paz nas Escolas, em 20 de abril. 

Outro item da pauta foi o PL 859/2022, de Leandro Dourado, que proíbe o plantio da Spathodeacampanulata, flor conhecida como mijinho, mijadeira, bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou chama-da-floresta.  

Sair da versão mobile