Ícone do site GRU Diário

Bolsonaro diz que acabou com Lava Jato “porque não há mais corrupção no governo”

Bolsonaro diz que acabou com Lava Jato "porque não há mais corrupção no governo"

Foto: Marcos Corrêa/PR

Declaração foi vista como uma forma de esvaziar a candidatura de Sergio Moro para a Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) disse na quarta-feira (7), durante pronunciamento no Palácio do Planalto, que acabou com a Operação Lava Jato “porque não tem mais corrupção no governo”.

“É um orgulho, é uma satisfação que eu tenho, dizer a essa imprensa maravilhosa que eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo. Eu sei que isso não é virtude, é obrigação”, disse o presidente.

Dentro do Congresso, a declaração foi vista como uma maneira de tentar frear a candidatura do ex-ministro Sergio Moro à presidência da República.

Depois de deixar o governo de Bolsonaro e acusar o presidente de tentar interferir na Polícia Federal, Moro já confessou a pessoas mais próximas que se arrepende de ter saído “atirando” contra o presidente.

O ex-juiz pensa até mesmo em morar fora do País e sofreu rejeição até de membros da OAB do Paraná, que não queriam liberar a ele o direito de advogar com a autorização da instituição.

A atitude de Bolsonaro também é vista como uma maneira de tentar emplacar em cargos chaves, como a indicação de Kassio Marques ao Supremo Tribunal Federal, chancelado por Gilmar Mendes e Dias Tofolli, é uma maneira de o presidente ter apoio em cargos chaves contra operações que mirem seus aliados ou seus familiares.

A indicação de Kassio Marques é alvo de críticas de diversos grupos de apoio do presidente, que criticam também a participação do Centrão nesta indicação.

Sair da versão mobile