Ícone do site GRU Diário

Bloco do Chocalho desfila no Santa Mena neste domingo (4)

Bloco do Chocalho desfila no Santa Mena neste domingo (4)

Foto: A Realidade em Fotografia

O bloco que está na 7ª edição é diversão garantida para adultos e crianças

O Bloco do Chocalho vai receber os foliões, adultos e crianças, neste domingo (4), a partir das 10h, na Rua Maria Tereza, 515, Santa Mena. O evento é gratuito e chega à sua 7ª edição. Em 2023, cerca de dez mil pessoas aproveitaram o evento. O público mais comum são crianças acompanhadas dos pais, avós, tios, padrinhos e madrinhas. 

O evento é organizado pelo Espaço de Brincar Pé no Chão, uma iniciativa educacional focada na primeira infância, com apoio da Prefeitura e da iniciativa privada. Sob a coordenação da dupla Gabriela Carvalho e Daniela Falcão, o bloquinho foi idealizado para as crianças brincarem. Os adultos, jovens e idosos de suas famílias também caem na folia. 

Em meio a fantasias, cabelos coloridos, serpentina e marchinhas carnavalescas das décadas de ouro, os foliões que frequentam o Bloco do Chocalho mantêm viva a interação social que a festa popular proporciona, sem com isso distorcer a infância das crianças.

“O Bloco do Chocalho surgiu em 2016 para conscientizar sobre a importância da criança ser respeitada enquanto indivíduo, promover a interação social entre elas valorizando a cultura e proporcionar vivências coletivas. O bloquinho foi feito para a criança brincar e, por consequência, a família”, explicam as organizadoras. 

Frequentador do bloco desde 2019, junto com o filho Miguel, de 6 anos, o jornalista Guto Tavares compartilha sua experiência.

“É um sentimento meio mágico, lúdico, tem valor cultural. É ótimo vivenciar essa alegria, ver as crianças ocuparem as ruas para livremente se divertirem”, afirma.


Serviço

A concentração do Bloco do Chocalho acontece na Rua Maria Tereza, 515, no bairro Santa Mena. No local há trio elétrico e estrutura para o consumo de alimentos, sucos, água e outras bebidas.
Horário: das 10h às 15h.

Sair da versão mobile