Dom Edmilson determinou aferição de temperatura dos fiéis antes das missas
O bispo de Guarulhos, dom Edmilson Amador Caetano, emitiu um decreto nesta quinta-feira (4) para as cerca de 200 igrejas católicas da cidade. Atendendo ao toque de restrição de circulação imposto pelo governador João Doria (PSDB), ele proibiu qualquer atividade religiosa presencial nas paróquias entre 20h e 5h15, de sábado (6) até 19 de março, que compreende a fase vermelha do Plano São Paulo.
Pelo decreto, as atividades religiosas presenciais devem ser finalizadas até 20h, tanto nos espaços da Diocese, como em outros locais.
De acordo com o bispo, as paróquias deverão aferir a temperatura dos fiéis antes das missas e proibir a entrada dos que estiverem com temperatura superior a 37,5oC.
As missas seguem com limitação de até 30% dos fiéis, espaçamento entre os participantes e obrigatoriedade do uso de máscara, exceto no momento da comunhão do devoto. O bispo mantém a liberação para os que não se sentirem seguros em atividades presenciais possam acompanhar as missas pelos meios de comunicação.
Decretos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de Doria, preveem as atividades religiosas como essenciais durante a pandemia.