Ícone do site GRU Diário

Balão em chamas cai no Aeroporto de Guarulhos e causa incêndio 

Balão em chamas cai no Aeroporto de Guarulhos e causa incêndio 

Foto: Reprodução/ YouTube Golf Oscar Romeo

O fogo atingiu o gramado próximo da pista e durou cerca de uma hora

Um balão caiu na noite de sábado (4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, e causou incêndio no gramado próximo da pista. Apesar do fogo, pousos e decolagens continuaram normalmente.

Imagens registraram o incidente  que ocorreu por volta das 20h40. Enquanto a torre autorizava os voos e decolagens, as chamas se alastravam e a fumaça encobriu a região. O fogo durou cerca de uma hora

Veja, abaixo, o vídeo do incêndio (a partir do minuto 7:39)

Soltar balões é crime 

A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais vegetações, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou. Incorre ainda na mesma pena quem, de alguma forma, concorre para a prática do crime ou deixa de impedir ou evitá-la.

O perigo imposto pelos balões às aeronaves não é citado na lei, mas o Código Penal prevê em seu artigo 261, detenção de seis meses a dois anos para quem expuser a perigo embarcação ou aeronave, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea.

Sair da versão mobile