Ícone do site GRU Diário

Assassinatos crescem 40% em Guarulhos no primeiro semestre

arma violência assassinato

Foto: Kjpargeter/Freepik

Pandemia não trouxe redução de homicídios na cidade

Balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgado nesta sexta-feira (24), revela que houve crescimento das vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Guarulhos no primeiro semestre deste ano. Em comparação com o mesmo período de 2019, a alta é de 40%.

Entre janeiro e junho, 56 guarulhenses foram assassinados, ante 40 no mesmo período do ano passado. O aumento é superior à média estadual, que teve acréscimo de 4% dos homicídios em 2020 – fenômeno que não ocorria há sete anos, com as constantes reduções das mortes.

O período de isolamento social não trouxe queda nas mortes. Abril foi o mês com mais vítimas de homicídios dolosos: 12. O mês ficou marcado como o primeiro completo com fechamento dos comércios não essenciais e maior restrição de circulação de pessoas, por conta do combate à propagação do novo coronavírus.

Estupros

O levantamento revelou ainda que Guarulhos – diferente da média estadual – teve pouca redução no número de estupros. Nos seis primeiros meses deste ano foram 154 vítimas desse crime, sendo 113 vulneráveis – menores de 14 anos ou deficientes. No mesmo período de 2019 foram 152 estupros registrados. No Estado, a ocorrência desse crime caiu 14,9%.

Sair da versão mobile