Ícone do site GRU Diário

Anac abre consulta pública para transporte aéreo de animais após morte do cachorro Joca

tutor joao- joca

Foto: Reprodução

Companhia aérea errou o estado de destino do animal que chegou a ficar oito horas sem água. Caso ganhou repercussão nacional

A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) abre, a partir da próxima segunda-feira (29), uma consulta pública para ouvir sugestões que possam contribuir para uma melhora no transporte aéreo de animais.

A consulta ocorre após o trágico caso da morte do cachorro Joca, que morreu após a companhia aérea GOL errar o destino do animal, que deveria ter sido enviado para Mato Grosso, mas foi levado para um aeroporto do Ceará, em um voo que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica.

O tutor foi buscar o animal em Guarulhos e o encontrou já sem vida. Ele acusa a empresa Gol de negligência. Já a companhia alega que o cão recebeu cuidados. O atestado de óbito aponta que Joca morreu por uma parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos.

O formulário para o envio de sugestões por escrito e os demais documentos relacionados à consulta pública setorial serão disponibilizados ficarão disponíveis ao público no portal da ANAC até o dia 13 de maio.

Na próxima quinta-feira (2), a Anac também realizará uma sessão pública presencial na sede da Agência, em Brasília (DF), às 14h, para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o transporte aéreo de animais, com transmissão pelo canal da ANAC no Youtube.  

Sair da versão mobile