Ícone do site GRU Diário

Aeroporto de Guarulhos volta a ter cerca de 100 afegãos acampados

Afegãos no Aeroporto de Guarulhos

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Prefeitura não possui condições de abrigar refugiados e aguarda posição do Estado

O Aeroporto Internacional de Guarulhos volta a registrar cerca de 100 afegãos acampados no Terminal 2. Em outubro, o local chegou a abrigar mais de 300 refugiados do país asiático, que é comandado pelo Taleban, grupo extremista que afronta os direitos humanos.

Os refugiados são atendidos pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, que é administrado pela Prefeitura de Guarulhos. Contudo, a gestão municipal não possui condições de abrigar os acampados.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social abriga 177 afegãos, dos quais 127 estão em residências gerenciadas pela Prefeitura, enquanto 50 ficam em uma residência gerida pelo Governo do Estado de São Paulo. Ambas operam em sua capacidade máxima de atendimento.

A Prefeitura tenta com o Governo do Estado e instituições parceiras formas de acolher os acampados, mas, por enquanto, não recebeu respostas positivas. Os afegãos recebem da Prefeitura alimentação com café da manhã, almoço e jantar, além de água, cobertores, atendimentos socioassistenciais e de saúde, durante a semana. Nos sábados, domingos e feriados, ONGs e igrejas auxiliam os imigrantes.

Diante do alto fluxo de imigrantes que chegam pelo GRU Airport, a Prefeitura de Guarulhos solicitou ao Governo Federal o reconhecimento de cidade de fronteira, o que daria à gestão municipal novos recursos para atender esse público. Entretanto, ainda não houve resposta oficial sobre a demanda.

Sair da versão mobile