Ícone do site GRU Diário

Aeroporto de Guarulhos terá campanha de doação de sangue nos dias 22 e 23 de abril

doação de sangue

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Ação é uma parceria da GRU Airport com a Fundação Pró-Sangue

Quem estiver no Aeroporto Internacional de Guarulhos poderá participar da campanha de doação de sangue nos dias 22 e 23 de abril, entre 9h e 15h. A ação é promovida pela GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo, em parceria com a Fundação Pró-Sangue, e será no auditório do Check-in B, localizado no Mezanino do Terminal 2.

Os interessados devem atender a critérios como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg, não apresentar sintomas gripais e levar documento de identidade original, com foto recente. É importante que o doador vá alimentado, não sendo necessário jejum para realizar a ação.

Recomenda-se apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e 12 horas sem ingerir bebidas alcoólicas. Quem doar também receberá liberação de duas horas no estacionamento.

Pessoas que viajaram para estados brasileiros com alta prevalência de malária ou outros países endêmicos devem aguardar 30 dias após o retorno para doar. Os viajantes internacionais costumam ter um período de inaptidão por 30 dias após o retorno ao país. Em caso de dúvidas acesse o site: www.prosangue.sp.gov.br.

“A parceria com o Aeroporto Internacional de São Paulo é de longa data e tem nos trazido muitos doadores que abraçaram a causa e repetem o gesto a cada nova edição. São 6 anos de muito empenho e grandes resultados, que nos ajudam a abastecer as 80 instituições de saúde da rede pública de São Paulo”, assinala Sandra Esposti, médica responsável pelas Coletas Externas da Fundação Pró-Sangue.

“Esta já é a sexta ação de coleta viabilizada pela GRU Airport. Em 2024, foram coletadas 267 bolsas de sangue que tem capacidade para ajudar mais de 1 mil pessoas. Fazer essa parceria e engajar a comunidade aeroportuária é motivo de muito orgulho para GRU”, afirma Georges Chaoubah, diretor de operações da concessionária.

Orientações para doação de sangue

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, se alimentar, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e 12 horas sem ingerir bebidas alcoólicas. Não doar em caso de sintomas de gripe ou resfriado.

Vale lembrar que as viagens podem trazer alguns impeditivos à doação. Quem viajou para estados brasileiros onde há prevalência de malária, deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. Já os viajantes que vieram do exterior geralmente têm um período de inaptidão de 30 dias, após retornar ao país.

Mais informações podem ser encontradas no site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br).

Serviço

Campanha de doação de sangue

Sair da versão mobile